RODRIGO XIMARELLI

Rodrigo Ximarelli participa de diversas áreas que envolvem o teatro desde 1995. Em 2013, esteve em cartaz com o espetáculo “Saltimbancos”, de Chico Buarque com direção de Maximiliana Reis no Teatro Eva Wilma em São Paulo. Em 2012, estreou o espetáculo Burundanga de Luís Alberto de Abreu com direção de Renata Zhaneta no Teatro experimental da Universidade Anhembi Morumbi. Em 2011, esteve em cartaz com o espetáculo "O Assalto", de José Vicente, com direção de Carlos Marroco no Espaço Cultural Estação Caneca; Em 2010 participou como performer da exposição “OMISTÉRIODOTEMPOOTEMPOEMPOESIAS” de Cacau Brasil no Museu da Língua Portuguesa; Em 2009, participou do processo de criação do espetáculo “O Outro Pé da Sereia”, com direção de Roberto Rosa e em televisão, do seriado “Selva Corporativa”, no Canal Ideal da Editora Abril; Em 2008 atuou nas peças “A Farsa do Boi Surubão” e “O Forró do Tranquilino”, ambas com direção de Luís de Assis Monteiro; De 2002 a 2010 atuou em “Vidas Secas” e “Peter Pan”, com direção de Maithê Alves, entre outros.

Dirigiu as peças “O Jogo do Folclore” em 2009, “A Beata Maria do Egito” em 2002 e “Homens de Papel” em 2000, nas quais também assinou a cenografia.

Escreveu os textos infantis “A Princesa Jia” (adaptação do conto), “O Rapto da Rainha Nuvem”, “O Jogo do Folclore” e Chapeuzim Vermelho.

Ministrou oficinas para estudantes da rede pública de ensino em Salto/SP de 1997 até 2000 e para professores de Arte no município de Taboão da Serra no ano de 2003.

Foi jurado no Festival Estudantil de Teatro de Taboão da Serra em 2003 e do Mapa Cultural Paulista – fase regional na cidade de Salto/SP em 2009.

Em sua formação destacam-se cursos no Instituto Brincante de Teatro Popular com Alicio Amaral e Juliana Pardo, na Companhia do Feijão de Criação Teatral, no Ágora Teatro de Teatro Jornal, com Celso Frateschi. No SESC Consolação participou do curso de História do Teatro e Estética Teatral com Alexandre Matte, entre outros.

Atualmente cursa o Superior de Teatro na Universidade Anhembi Morumbi e leciona aulas de Arte na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Didática, Professor! Didática!

Hoje, depois da aula de Didática, me pus a pesquisar sobre o assunto e encontrei a seguinte fábula:
      "Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também."

      Esta fábula vem bem a calhar com o nosso processo de educação.


José Luiz de Paiva Bello

BELLO, José Luiz de Paiva. Didática, Professor! Didática!. Pedagogia em Foco, Vitória, 1993.
Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos02.htm>. Acesso em: dia mes ano.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS

Espetáculo: OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS - Ano: 2009/2010

Exposição do Artista Plástico Cacau Brasil
Museu da Lingua Portuguesa - Luz São Paulo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O JOGO DO FOLCLORE

Espetáculo: O Jogo do folclore - Ano 2009-2011





Direção do espetáculo com bonecos, baseado na figuras do Cavalo Marinho: Matheus, Bastião e Catirina.

SELVA CORPORATIVA

Seriado: Selva Corporativa - 2009 - Canal Ideal - Grupo Abril

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O TERRÍVEL ATAQUE DA BESTA FERA NA PEQUENA CIDADE DE BONFIM

Espetáculo: O terrível ataque da Besta Fera na pequena cidade de Bonfim - Ano 2008





Espetáculo de finalização do curso: Teatro dos Folguedos Populares - Instituto Brincante - com Alício Amaral e Juliana Pardo.

O FORRÓ DO TRANQUILINO


Espetáculo: "O Forró do Tranquilino"
Ano: 2008
"O Forró do Tranquilino" conta a estória de um poeta, que sem sucesso com a venda de seus folhetos de cordel acaba por abrir uma "casa de tolerância".